Dia do Trabalho tem origem na luta de operários pela redução da jornada para 8 horas

Dia do Trabalho

Vários países comemoram hoje, 1º de Maio, o Dia do Trabalho. A comemoração tem origem no ano de 1886 quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação pelas ruas cidade reivindicando a redução da jornada de trabalho de 13 para oito horas diárias.

A manifestação teve a adesão de milhares de pessoas e houve uma greve geral. Houve confrontos com a polícia, pessoas morreram e outras ficaram feridas.

E, em 1889, a Segunda Internacional Socialista, que reunia várias organizações de trabalhadores, decidiu em Paris, convocar todos os anos uma manifestação pela implantação das oito horas. A data escolhida foi o 1º de Maio, em homenagem aos trabalhadores de Chicago.

Em 1891, durante uma manifestação, 10 operários foram mortos no Norte da França. Vinte e oito anos depois, a França passa a adotar as oito horas de jornada de trabalho e anuncia o 1º de maio como o Dia do Trabalho.

Posts Similares

4 Comentários

  1. Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *