Espaços educacionais de presídios paulistas passam por melhorias

Verba do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-SP) foi disponibilizada pelas escolas vinculadoras.

Desde 2020, estabelecimentos penais da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), trabalham com a oferta de estudo pelo Programa Educação nas Prisões (PEP) e contam com apoio financeiro para o investimento em infraestrutura e em material pedagógico a partir do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-SP).

O programa instituído em 2019, disponibiliza às escolas estaduais recursos financeiros de forma facilitada e menos burocrática. Os repasses são feitos diretamente às Associações de Pais e Mestres (APM) das unidades escolares para que realizem pequenas reformas, manutenções emergenciais e adquiram equipamentos de forma mais ágil, contribuindo para a melhoria do ambiente escolar e do ensino.

Entre os estabelecimentos penais da Capital e da Grande São Paulo, 16 deles fizeram uso do benefício que, em comum acordo com as escolas vinculadoras, decidiram o destino de aplicação da verba.
Melhorias

Para as unidades prisionais de Franco da Rocha foram adquiridos notebooks, projetores, impressoras, além de itens pedagógicos e de papelaria que possibilitarão o desenvolvimento de diferentes atividades voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a Diretora de Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro” de Franco da Rocha, Michelle Yukie de Souza, “o recebimento dessa verba dá motivação e energia a mais para a implantação de projetos que até então sempre estiveram no papel. O objetivo é fazer com que os alunos se interessem e valorizem ainda mais a educação”.

Responsabilidade

As penitenciárias e o Centro de Detenção Provisória (CDP) II de Guarulhos visaram, entre outras necessidades, a aquisição de itens de tecnologia e monitoramento das alas escolares. Com isso, as salas de aula agora contam com câmeras de vigilância e garantem mais segurança a educadores, agentes e alunos no ambiente escolar.
Para tornar as aulas ainda mais dinâmicas, kits com projetores, telas e caixas de som foram instalados, levando melhorias ao espaço educacional e, por consequência, ao aprendizado dos alunos.
Na Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos, o dinheiro também foi aproveitado para realizar reformas estruturais no local – nas instalações elétricas e hidráulicas – gerando ganho no bem-estar de todos que usufruem do ambiente.

Planos futuros

Parte do investimento aplicado pelos gestores da Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros e pela escola vinculadora já vislumbram o momento pós pandemia de Covid-19, com o retorno das aulas presenciais. A aquisição de violão, caixas de som, microfone e tripé é voltada para projetos musicais a serem desenvolvidos pelos reeducandos, com foco no ganho educacional.

Posts Similares

10 Comentários

  1. hey there and thank you for your information – I’ve certainly picked up anything new from right here.

    I did however expertise a few technical issues using this website, since I experienced to reload the website
    lots of times previous to I could get it to load
    correctly. I had been wondering if your web host
    is OK? Not that I am complaining, but slow loading instances
    times will sometimes affect your placement in google and
    could damage your high quality score if ads and marketing with Adwords.
    Well I am adding this RSS to my e-mail and could look out for a lot more of your respective intriguing content.
    Make sure you update this again soon.. Escape room

  2. Having read this I thought it was extremely enlightening. I appreciate you spending some time and effort to put this informative article together. I once again find myself spending way too much time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it!

  3. Having read this I believed it was really enlightening. I appreciate you taking the time and effort to put this short article together. I once again find myself personally spending way too much time both reading and commenting. But so what, it was still worth it.

  4. I’m impressed, I have to admit. Seldom do I encounter a blog that’s both equally educative and interesting, and let me tell you, you’ve hit the nail on the head. The issue is something that too few men and women are speaking intelligently about. Now i’m very happy that I came across this during my search for something relating to this.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *