Logo Instituto Recomeçar
Vencendo o Coronavírus - Vacina e Cuidados

Vencendo o Coronavírus – Vacina e Cuidados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Palestra com Dr. Luis Guilherme Virgílio, do Instituto Butantan – Vencendo o Coronavírus – Vacina e Cuidados.

No dia 30 de abril, o Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), realizou uma live com a palestra “Vencendo o Coronavírus – Vacina e Cuidados” com o doutor Luís Guilherme Virgílio Fernandes, do Instituto Butantan.

No vídeo, com pouco mais de uma hora, ele explicou diversos temas que causam dúvidas na população sobre a pandemia, como as principais características sobre o Sars-Cov-2 e outros Coronavírus, como acontece a infecção da doença, as principais diferenças entre a H1N1, a funcionalidade do sistema imune e os anticorpos e as funcionalidades das vacinas hoje existentes no Brasil.

Um ponto importante da conversa foi a explicação sobre como funciona o imunizante Coronavac, que hoje corresponde a mais de 80% do total de vacina aplicada no país. Segundo Fernandes, a vacina do vírus inativado pega o vírus inteiro e destrói este vírus, para que o sistema imune possa aprender a combater a doença, mas nesta ação o Coronavírus não vai conseguir fazer nada, não vai causar nenhuma infecção no organismo.

O especialista ainda exaltou a importância de se tomar as duas doses do imunizante para se obter uma proteção completa. Ele alertou ainda sobre a importância de se manter as medidas sanitárias, mesmo após a vacinação.

“É muito importante continuar usando máscara e manter o distanciamento social até que 70% da população seja vacinada, pois a vacina vai reduzir muito a chance de você pegar e vai reduzir muito a chance de você ter sintoma, mas você ainda pode infectar outra pessoa não vacinada, então a vacina não pode ser pensada como algo individual, mas como algo coletivo.

A vacina é um pacto coletivo, a gente tem que trabalhar como sociedade, para conseguir vencer o Coronavírus”, ressaltou.

Ao final da palestra foram respondidas perguntas dos servidores que enviaram seus questionamentos pelo canal.
Luís Guilherme Virgílio Fernandes é Mestre, Doutor e Pós-doutor (em andamento) pelo Instituto Butantan/USP – Universidade de São Paulo.

Doutor pelo Instituto Pasteur de Paris e pesquisador visitante no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Assista:

Fonte: SAP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Livro Recomeçar:

o cárcere e a necessidade de se transformar no país imutável.

A Renova Eco Peças emprega entre outros profissionais, Douglas Oliveira, egresso do sistema penitenciário indicado pelo Instituto Recomeçar.