Logo Instituto Recomeçar
Empreendedorismo como Solução de renda para o Egresso do Sistema Prisional

Empreendedorismo como Solução de renda para o Egresso do Sistema Prisional

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Brasil tem a alma empreendedora, mas tem cultura CLT.

Foi nos ensinado sempre nas escolas e na sociedade, e até mesmo promovido pela grande mídia que a vida é: estudar, se formar e arrumar um bom emprego, para ser bem sucedido, certo? Errado! Existem outros caminhos e EMPREENDER é um deles. Quando comparamos o empreendedorismo no Brasil com outros países, vemos que 39% da população economicamente ativa têm negócio próprio, ou seja, para cada 10 pessoas, 4 são empreendedoras.

Já em outros países como EUA (2º lugar), a proporção é de 10 para 1 e na Austrália que esta em 3º lugar, é de 12 para 1.

Pesquisa feita pela GEM que analisa o comportamento empreendedor ano a ano no Brasil e no mundo, mostra conforme tabela abaixo que quase 90% das pessoas decidiram empreender por conta da falta de emprego. Veja essa tabela:

Fonte: GEM Brasil 2019

A situação torna-se ainda mais difícil se o candidato passou pelo sistema prisional. Estudo desenvolvido pelo Ipea (Instituto de Pesquisa e Estatística Aplicada) aponta que 80% dos presos egressos não conseguem trabalho, ou seja as chances são bem menores do que uma pessoa que nunca teve envolvimento com o crime.

Segundo a mesma pesquisa, caso essa pessoa  conseguisse a vaga, a situação ainda não lhe seria favorável, já que seu salário provavelmente ficaria abaixo da metade dos vencimentos de um trabalhador com a ficha criminal limpa.

Sabemos que existe o preconceito da sociedade e a falta de qualificação é outro fator que dificulta a empregabilidade. Quando eles se tornam os patrões, essa situação pode ser modificada e os ganhos se multiplicam, já que eles passam a empregar outros ex-detentos.

Logo, dispor oportunidades de qualificação, crédito e outros incentivos para esse egressos se tornarem donos do seu próprio negócio e mais do que isso, poderem crescer e contratar outros egressos que sofreram os mesmos preconceitos e dificuldades é acreditar que todos nós merecemos recomeçar! E é isso que o Instituto Recomeçar vem trabalhando: em parcerias e estruturando um curso totalmente personalizado para atender o egresso!

Além disso, estamos fechando parcerias para dispor microcrédito para os egressos capacitados, professores empresários e gestores com ampla experiência de mercado e mais do que isso, promovendo parcerias para criar uma comunidade de empreendedorismo social, amparo e empregabilidade, indo numa contra-cultura para mostrar que é possível fazer quando se entende do assunto e quer fazer!

Então você que é egresso do sistema carcerário e tem perfil empreendedor, você terá acesso a essa oportunidade em breve. Você empresário, investidor, ou que possui uma instituição que, de alguma forma pode contribuir para o sucesso desse projeto que já esta saindo do forno, junte-se a nós e vamos fazer história e melhorar a vida de quem sempre foi desassistido e esteve à margem da sociedade.  Seja você também um apoiador da causa, transformador e líder de impacto social.

Todos nós temos o direito de recomeçar e porque não com o empreendedorismo?! Borá?

Marcos Alves  

CEO da Múltiplas Soluções e Professor de Empreendedorismo do Recomeçar

Formado em Administração com grande experiência no mercado de gestão de negócios, marketing e turismo, tendo em sua trajetória executado vários cargos de gestão em organizações, como: O Melhor da Vida (Marketing e Eventos), Designer Tours, CVC, Marsans. Sócio- fundador da Supremo Digital (empresa de marketing e comunicação digital) há mais de 12 anos no mercado e da Múltiplas Soluções. Já atuou como professor de administração e turismo em escolas como Unicsul, Senac, Objetivo e Sequencial. Atualmente é CEO da Múltiplas Soluções consultoria, consultor e palestrante nas áreas de gestão de negócios, marketing e professor de Empreendedorismo do Instituto Recomeçar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Livro Recomeçar:

o cárcere e a necessidade de se transformar no país imutável.

A Renova Eco Peças emprega entre outros profissionais, Douglas Oliveira, egresso do sistema penitenciário indicado pelo Instituto Recomeçar.