Dia Internacional dos Direitos Humanos

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Hoje vamos falar sobre um tema muito importante: o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Você sabe o que é essa data e por que ela é celebrada em 10 de dezembro?

Nesse post vou te contar um pouco da história e da importância dessa data para a humanidade.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

O Dia Internacional dos Direitos Humanos foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1950, portanto, dois anos após a adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Essa declaração foi um marco histórico na defesa dos direitos fundamentais de todas as pessoas, independentemente de sua raça, cor, sexo, religião, origem, opinião ou qualquer outra condição.

A iniciativa de elaborar uma declaração universal foi motivada pelos terríveis acontecimentos da Segunda Guerra Mundial e primordialmente pelo desejo de impedir outro Holocausto.

Holocausto

A guerra deixou milhões de mortos e feridos, além de provocar graves violações dos direitos humanos, como genocídio, tortura, escravidão e perseguição política.

Ela foi adotada e proclamada no Palais de Chaillot, em Paris, França, em 10 de dezembro de 1948 .

A Declaração Universal dos Direitos Humanos contém 30 artigos que estabelecem os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais de todas as pessoas.

Alguns exemplos são o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à educação, à saúde, à cultura e à participação política.

A declaração é sem dúvida, um dos documentos mais importantes da história e uma fonte de inspiração para outras convenções e tratados internacionais sobre direitos humanos.

Ela também é um instrumento de pressão e denúncia contra os Estados que violam ou negligenciam os direitos humanos de seus cidadãos e cidadãs.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos é principalmente, uma oportunidade para refletir sobre os avanços e os desafios na proteção dos direitos humanos no mundo.

É também um momento para celebrar a diversidade e a dignidade humana, assim como, para reafirmar o compromisso com a paz, a justiça e a solidariedade entre os povos.

O Artigo 23 da declaração diz:

Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.

A criação de oportunidades para pessoas egressas do sistema prisional é essencial sobretudo para a concretização desse direito.

A educação, a qualificação profissional, o apoio psicológico e social, e a promoção da inclusão social podem ajudar essas pessoas a superar os desafios que enfrentam e a se tornarem cidadãos ativos e produtivos.

Portanto, Criar oportunidades para pessoas egressas é contribuir para uma sociedade justa e inclusiva.

Gostou desse post? Compartilha!

Se é sua primeira vez por aqui, te convido a conhecer mais de perto o trabalho que realizamos aqui no Instituto Recomeçar.

Posts Similares