Recomecei e Venci – Episódio 1 (Júlio César)

O Instituto Recomeçar começa a publicar em suas redes sociais a série de mini documentários Recomecei e Venci.

A produção retrata parte da história de egressos do sistema penitenciário que abandonaram a vida errante e busca um lugar na sociedade.

Dez personagens resgatam histórias que explicam o porque em determinada fase da vida enveredaram para o crime.

Além da vida marcada pelo limite do perigo estas pessoas têm em comum a passagem pelo Instituto Recomeçar. Se hoje eles têm um trabalho digno e estão integrados a vida em sociedade, muito se deve ao Recomeçar.

A série começa com o Júlio César, 43 anos, condenado a 20 anos de prisão, sendo catorze em regime fechado.

Fã de Led Zeppelin, Júlio afirma que passou gostar do “rap” ao conhecer alguns ícones da cena nos presídios que esteve sob custódia.

Júlio César nasceu no bairro do Paraíso, se mudou ainda na infância para o Interior do Paraná onde estudou em colégio interno.

Ao retornar para São Paulo com a família foi morar na Baixada do Glicério, bairro da região central onde a pobreza, a exclusão e a violência psicológica, física e visual compõe seu o cartão postal.

Júlio começou no crime ainda adolescente. E foi de um presídio a outro que a sua principal vocação foi descoberta.

Júlio César é um autodidata apaixonado por cálculos matemáticos e datas. Vocação que o levou a tirar o 3°lugar na prova da FUNAP (uma espécie de ENEM do sistema) que o levou a s tornar professor de matemática no presídio. A história do Júlio é digna de admiração.

Como ele se recuperou e deixou para trás os cálculos errados que fez na vida você vai saber assistindo o vídeo.  Júlio César é muito grato o Instituto.

Posts Similares

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *