Logo Instituto Recomeçar
Bem vindo à Poá

Bem vindo à Poá

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Seguindo a linha ferroviária em direção a Mogi das Cruzes, Poá é a segunda cidade do Alto Tietê, depois do trem cruzar o bairro de Guaianases.

O município de pouco mais de 115 mil habitantes é classificado como Estância Hidromineral. Em termos práticos oferece uma das águas mais saborosas e rica em propriedades medicinais do Estado.
Até meados dos anos 90 sua água mineral era requisitada nas mais importantes mesas de reuniões, bares e restaurantes da cidade.

O tempo passou e a riqueza extraída da natureza foi sumindo das mesas e prateleiras a ponto de não ser encontrada nem mesmo no comércio da cidade.

Características

Poá é um dos 11 municípios paulistas considerados estância hidromineral e turística, por cumprir determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para promoção do turismo regional. Também o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. O clima temperado é o que prevalece no município.

A população em 2007 era de 105.285 habitantes e a área é de 17 quilômetros, o que resulta numa densidade demográfica de 6.193 habitantes por quilômetro quadrado.

Localização

Poá fica a 34 quilômetros da Capital paulista, a 15 quilômetros de Mogi das Cruzes e também faz limite com as seguintes cidades: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano.

Eventos e Turismo

Todo dia 11/2 comemora-se o Dia da Padroeira da cidade, Nossa Senhora de Lourdes.

Em 26 /3, comemora-se o aniversário da cidade.

Em junho ocorrem os seguintes eventos: o “Arraiá” da Cidade e o dia de Corpus Christi ” confecção de tapete de serragem e flores nas ruas de Poá.

Todo mês de setembro acontece o concurso Miss Orquídea e também uma exposição de orquídeas e plantas ornamentais, realizada desde 1970 e parte integrante do calendário nacional da Embratur. É a principal festa de Poá.

Em outubro, acontece o Campeonato de Papagaios.

Pontos turísticos

O Obelisco foi construído para marcar a passagem de Dom Pedro I pela cidade.

O edifício sede da Secretaria Municipal da Segurança Pública é prédio histórico que já brigou um convento e uma escola.

A Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes é outro edifício representante da história local.

A Fonte Áurea é de onde se extrai a Água Mineral Poá.

O Balneário Municipal Vicente Leporace, construído na década de 70, foi fechado ao público e é utilizado como um centro de fisioterapia. Existe um projeto para transformá-lo em um parque aquático.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Livro Recomeçar:

o cárcere e a necessidade de se transformar no país imutável.

A Renova Eco Peças emprega entre outros profissionais, Douglas Oliveira, egresso do sistema penitenciário indicado pelo Instituto Recomeçar.