Instituto Recomeçar no Litoral Norte

Quando chega o verão Caraguatatuba é sem dúvida, um dos destinos mais procurados pelos turistas. A cidade de 134.873 habitantes 16 praias em sua faixa de areia que atraem pessoas de todas as regiões do Brasil.

Este ano são esperadas um fluxo de 600 mil visitantes, segundo estimativas da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba

Tanta gente circulando ou hospedada na cidade significa, geração de renda principalmente para quem vive especificamente da atividade turística.

Dados do IBGE sobre Caraguatatuba

De acordo com dados do IBGE, o salário médio mensal é de 2,5 salários-mínimos. E a proporção de pessoas ocupadas em relação à população total é de 24,11%.

Em 2022, a população era de 134.873 habitantes e a densidade demográfica era de 278,12 habitantes por quilômetro quadrado.

Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 57 e 165 de 645. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 219 e 567 de 5570. 

Em 2021, o salário médio mensal era de 2,5 salários-mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 24,11%.

Na comparação com os outros municípios do estado, Caraguatatuba ocupava as posições 158 de 645 e 243 de 645, respectivamente.

Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 545 de 5570 e 1057 de 5570, respectivamente.  

Caraguatatuba é portanto, uma cidade estratégica da região do Litoral Norte de São Paulo. Tem como vizinhos os municípios de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.  

Por serem menores recorrem a Caraguatatuba, quando o assunto é emprego pós temporada de verão. 

CDP – Centro de Detenção Provisória “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira” de Caraguatatuba

Centro de Detenção Provisória "Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira" de Caraguatatuba
Foto: SAP/Divulgação

Caraguatatuba tem um Centro de Detenção Provisória (CDP) que abriga 856 presos, segundo dados do portal da Secretaria da Administração Penitenciária.

A unidade recebe detentos dos municípios de Caraguatatuba, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena, Taubaté e Ubatuba, proporcionando redução na superlotação carcerária não apenas no Litoral Norte, como também em parte do Vale do Paraíba. 

Em dezembro o Instituto Recomeçar marcou presença na Jornada de Cidadania organizada pela Coordenadoria do Vale do Paraíba e Litoral Norte.  Uma série de serviços foram oferecidos gratuitamente à população de egressos do sistema carcerário e familiares de detentos.  

O Instituto Recomeçar esteve presente, divulgando o serviço gratuito que realiza na capital paulista e de forma itinerante, também na região metropolitana.

Conversas e planos estão sendo traçados para implantar um núcleo de atendimento na cidade.   

Um dos benefícios que está em estudos para ser levado para a cidade é um pacote de cursos de formação profissional para suprir assim, a demanda de vagas existentes.

Segundo informações apuradas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) da cidade, falta mão de obra minimamente qualificada para suprir vagas em diversas áreas, como por exemplo, de refrigeração, manutenção de autos, construção civil, pintura entre outras.

Está na agenda do Instituto Recomeçar um retorno a Caraguatatuba no mês de abril quando o PAT – realizará um grande encontro com empresários locais e cidades ao redor.  

Neste evento, Leonardo Precioso deve fazer uma fala abordando importância de ressocializar o egresso e egressa do sistema carcerário por meio de vaga de trabalho.

Você é do Litoral Norte e gostaria que o Recomeçar fizesse mais ações na região? Então, entre em contato conosco via email: comunicacao@recomecar360.org.

Posts Similares