Moda sustentável: por que ela é importante e como praticá-la

Saiba o que é moda sustentável, quais são seus benefícios e como você pode adotá-la no seu dia a dia.

Reduzir o impacto ambiental e social da indústria da moda, esse é o conceito da moda sustentável.

Ela é focada no uso de materiais orgânicos, reciclados ou biodegradáveis, e também no respeito aos direitos humanos e dos animais.

Além da valorização da diversidade e da cultura local, e a promoção de um consumo consciente e responsável.

São diversos os motivos que fazem esse conceito tão importante:

  1. Ela contribui para a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade, evitando o desperdício, combatendo a poluição e a emissão de gases de efeito estufa;
  2. Promove a justiça social, dá dignidade aos trabalhadores da moda, garantindo condições dignas de trabalho, salários mais justos e principalmente, proteção contra a exploração e o abuso, infelizmente tão comuns na indústria têxtil;
  3. Ela também estimula a criatividade e a inovação, promovendo e incentivando o design circular, a customização, a reutilização criativa e o compartilhamento de roupas;
  4. Fortalece a identidade e a autoestima dos consumidores, já que ela oferece produtos que refletem os seus valores, preferências e personalidades.

Todos estamos convidados.

A moda sustentável é uma das ótimas formas de expressar o nosso cuidado com o planeta e com todos que aqui habitam.

Ela é um convite para uma mudança de paradigma da nossa forma de produzir, consumir e principalmente, de descartar nossas roupas.

É um convite para que sejamos mais conscientes, mais críticos e muito mais criativos na hora de nos vestir.

Ela nos desafia a buscar um equilíbrio entre o estilo e a ética, entre a beleza e a responsabilidade.

Uma forma de praticar a moda sustentável é a revenda de roupas usadas ou semi novas. Essa prática permite que as roupas tenham uma vida útil mais longa, evitando que sejam descartadas no lixo ou queimadas. 

Além disso, a revenda de roupas usadas ou semi novas gera benefícios econômicos, sociais e ambientais. 

Ela ajuda a economizar dinheiro, a gerar renda para quem vende, a criar empregos para quem trabalha com a recuperação e a customização das peças, e a reduzir a demanda por novas matérias-primas e energia. 

A revenda de roupas usadas ou semi novas também estimula a diversidade e a originalidade na moda, pois permite que as pessoas encontrem peças únicas, vintage ou exclusivas, que expressem seu estilo e personalidade.

Como o Instituto Recomeçar colabora:

Nós lançamos em 2022 o nosso Bazar Recomeçar, onde comercializamos roupas novas e seminovas, além de roupas com pequenos defeitos, ou trocas de coleção, fornecidas por parceiros e doadores.

Todas as peças, mesmo as novas, são vendidas no Bazar Recomeçar com preço abaixo do mercado, chegando a estar até 80% abaixo do preço praticado.

Nosso Bazar tem no momento, uma loja física e também uma loja online, que você pode acessar, clicando aqui.

E você, tem feito a sua parte? Conta pra gente aqui nos comentários.

Posts Similares